Jogo de produção e escuta sonoras

Junte-se à uma nova comunidade de pessoas apaixonadas pela criatividade musical.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A classe deverá ficar disposta em dois círculos concêntricos. As pessoas que estiverem no círculo de dentro devem permanecer de olhos fechados apenas ouvindo, em pé ou sentadas. As pessoas que estiverem no círculo de fora são conduzidas pelo oficineiro a produzir sons, em conjunto, pelo espaço. Vale andar, sussurrar, friccionar mãos, soprar, estalar os dedos, falar, bater palmas, estalar a língua, ficar parado, ficar em silêncio, assobiar, bem como variar planos espaciais.

A intenção principal deste jogo é proporcionar, aos alunos que estão na roda de dentro, uma experiência de escuta sensível e despertar a sua imaginação, assim como estimular os alunos do círculo de fora a produzirem sons feitos com o corpo, de maneira orientada.

Tiago Teixeira Ferreira é educador musical, pesquisador, clarinetista e regente. Licenciado em Educação Musical e Mestre em Música, dedica-se à pesquisa de práticas criativas em Educação Musical e como elas podem auxiliar nos processos de aquisição da linguagem da música. Ainda, pesquisa a respeito de processos de aprendizagem musical em propostas coletivas de ensino de música. É integrante do G-PEM (Grupo de Pesquisa em Educação Musical), atua como clarinetista em uma Banda de Música Militar, é membro do Seminário Permanente de Regência MUSICAD, além de coordenador pedagógico, professor e regente em projetos sociais de ensino de música.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nenhum comentário ainda on Jogo de produção e escuta sonoras

Deixe um comentário