A música corporal na educação brasileira: contribuições e facilitações na visão de educadores musicais contemporâneos

Junte-se à uma nova comunidade de pessoas apaixonadas pela criatividade musical.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Autora:

Roberta do Amaral Forte

Resumo contido da Dissertação:

A presente pesquisa visou conhecer as histórias de vida dos músicos educadores Fernando Barba e Stenio Mendes, suas ideias e contribuições para o cenário artístico e educacional brasileiro relacionadas às Práticas da Música Corporal. A investigação baseou-se na metodologia de História Oral de Vida, por meio de entrevistas com os referidos músicos educadores, cujas análises fundamentaram-se nos conceitos da Construção da Identidade Profissional segundo os pensamentos de Selma Garrido Pimenta e Antônio Nóvoa, com o intuito de compreender os princípios e referências que nortearam a elaboração das práticas educacionais da Música Corporal propostas por Barba e Stenio. O estudo também buscou dados a respeito da compreensão e disseminação dessas práticas dentro do cenário da educação musical brasileira que constantemente sofre transformações por conta das inúmeras mudanças nas políticas educacionais do país e dos desafios apresentados pela sociedade contemporânea. Para tanto, analisou-se os relatos de doze educadores musicais que tiveram contato direto com as práticas mencionadas e que as aplicam em seus ofícios, assim como publicações acadêmicas relacionadas ao tema, para esclarecer o alcance da disseminação dessas práticas no país e a consciência de suas utilizações. A fundamentação teórica do presente estudo, sustentou-se nas propostas de reforma do ensino, pautadas no senso comunitário e humanista, com ideias de superação da fragmentação dos saberes concebidas por Edgar Morin e Paulo Freire, e no conceito de comunidades de aprendizes e de aprendizados expostos por José Pacheco e Murray Schafer. 

Link para acessar a Dissertação:

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/157277/forte_ra_me_ia.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Mauro Tanaka Riyis - artista sonoro, educador, músico e luthier de instrumentos de cordas e de instrumentos alternativos. Estudioso e fabricante do instrumento africano Asalato; fundador e coordenador do grupo musical Escalafobéticos que faz música a partir de objetos do cotidiano ressignificados, membro da Orquestra do Corpo - grupo musical que faz música com o próprio corpo, organizada por Fernando Barba (Barbatuques), graduado em Educação Física e Música, Mestre pelo programa de pós-graduação em educação pela Universidade de Sorocaba - UNISO; integrante do Grupo Ritmos Estética e Cotidiano Escolar - GRECE e do Grupo de Pesquisas em Educação Musical - G-Pem.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nenhum comentário ainda on A música corporal na educação brasileira: contribuições e facilitações na visão de educadores musicais contemporâneos

Deixe um comentário