O fazer criativo em música: um estudo sobre o processo da construção do conhecimento a partir da criação musical

Junte-se à uma nova comunidade de pessoas apaixonadas pela criatividade musical.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Autora:

Regina Finck

Resumo da Dissertação:

A presente pesquisa investigou os procedimentos musicais usados por cinco alunas de nove a treze anos, em trabalhos de criação musical em grupo, buscando entender e analisar os processos que implicaram na construção do conhecimento musical. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir da observação e transcrição de quinze aulas com periodicidade semanal. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a abordagem cognitiva em música e, a prática pedagógica, enfatizou a epistemologia da natureza do conhecimento musical com ênfase do sujeito no processo de aprendizagem.

Link para acessar a Dissertação:

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1911/000312002.pdf?sequence=1

Compositor e professor de música. Possui graduação em Composição e Regência, graduação em Saúde Pública, pós-graduação lato sensu em Ciências Sociais. Atualmente cursa o doutorado no Instituto de Artes da UNESP, sob orientação da profa. Dra. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, cujo tema de pesquisa versa sobre o excesso de ruídos na contemporaneidade, investigado a partir do olhar da ecologia sonora, de Schafer, e do pensamento sistêmico, de Fritjof Capra.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nenhum comentário ainda on O fazer criativo em música: um estudo sobre o processo da construção do conhecimento a partir da criação musical

Deixe um comentário