Bernadete Zagonel

Junte-se à uma nova comunidade de pessoas apaixonadas pela criatividade musical.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Doutora em Musica pela Universidade Sorbonne (Université de Paris IV). Mestre em Educação pela UFPR. Diploma de Estudos Avançados em Música e Musicologia do Séc. XX pela Ecole des Hautes Études/IRCAM, Paris, França. Diploma de Estudos Avançados em Musicologia pela Sorbonne, Paris, França. Graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Durante sua estada em Paris, dedicou-se também à composição de música eletroacústica, e frequentou estágios no Atelier des Enfants do Centro Georges Pompidou, no GRM (Grupo de Pesquisas Musicais), no IRCAM (Instituto de Pesquisas Musicais), na Associação Orff e no Instituto Martenot.

Professora Titular de Educação Musical da UFPR. Professora Titular da Escola de Música e Belas-Artes do PR. 

Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação a distância de Metodologia do Ensino de Artes,FACINTER- Grupo Uninter. Professora de cursos de Pós-graduação na área de Artes e de Música do IBPEX.

Foi chefe do Departamento de Artes da UFPR e Coordenadora do Curso de Educação Artística. Criou e implantou os Cursos de Graduação em Música (Produção Sonora e Educação Musical) da UFPR. 

Atuou como Presidente do Conselho de Curadores da UFPR (que faz a fiscalização econômico-financeira), Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE – da UFPR,  Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), com a função de tesoureira. Foi Membro do Conselho Editorial da Associação Brasileira de Educação Musical, Presidente do IX Encontro Nacional da ABEM, em Curitiba (1999), Presidente do V Encontro Internacional de Computação e Música, PUC (2000). Pesquisadora do CNPq de 1996 a 1999. Professora visitante na Universidade Federal da Bahia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Música – Mestrado e Doutorado.

Tem proferido cursos e palestras em diversas instituições de ensino superior como: SORBONNE(Paris), UNICAMP, UFMG, UFRGS, IBPEX, FACINTER, UFES, Itaú Cultural, entre outras.

Vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) gestão 2004-2006, quando foi coordenadora da Universidade Livre do Comércio da ACP, e na gestão 2012-2014.

Atualmente é coordenadora do Conselho de Cultura (ACP Cultural) da Associação Comercial do Paraná, e membro representante da ACP no Corredor Cultural de Curitiba. Faz parte da Comissão de Mecenato Subsidiado (Programa de apoio e Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Curitiba.

Tem 19 livros publicados sobre Educação Musical e inúmeros artigos em revistas científicas. Durante muitos anos publicou crônicas no jornal Gazeta do Povo.

Texto compartilhado de: https://www.bernadetezagonel.com.br/

Link para o site: https://www.bernadetezagonel.com.br/

Tiago Teixeira Ferreira é educador musical, pesquisador, clarinetista e regente. Licenciado em Educação Musical e Mestre em Música, dedica-se à pesquisa de práticas criativas em Educação Musical e como elas podem auxiliar nos processos de aquisição da linguagem da música. Ainda, pesquisa a respeito de processos de aprendizagem musical em propostas coletivas de ensino de música. É integrante do G-PEM (Grupo de Pesquisa em Educação Musical), atua como clarinetista em uma Banda de Música Militar, é membro do Seminário Permanente de Regência MUSICAD, além de coordenador pedagógico, professor e regente em projetos sociais de ensino de música.

Nenhum comentário ainda on Bernadete Zagonel

Deixe um comentário