Microcosmos de jogos e vivências musicais: um guia breve de possibilidades de encontros e práticas musicais em grupo

Junte-se à uma nova comunidade de pessoas apaixonadas pela criatividade musical.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Autor:

Amilcar Farina

Este breve guia de jogos e vivências musicais foi elaborado a partir de uma série de oficinas de musicalização para jovens e professores, em escolas públicas e centros de cultura da cidade de São Paulo. A proposta desta publicação é traçar direções para atividades de sensibilização musical em grupo e tem como objetivo geral um trabalho de ampliação da consciência e autonomia do indivíduo por meio da escuta de si mesmo e do outro num ambiente coletivo, o que aqui chamamos “escuta solidária”. Embora enquadre-se numa proposta de musicalização, destacamos uma abordagem artística mais abrangente, por vezes negligenciada no ensino musical tradicional. Destacamos, por exemplo, práticas corporais integradas ao trabalho musical e a busca de formação de uma prática de grupo ao invés da ênfase em exercícios individuais. Com este guia buscamos também contribuir propondo alternativas para o ensino musical praticado em escolas.

Tiago Teixeira Ferreira é educador musical, pesquisador, clarinetista e regente. Licenciado em Educação Musical e Mestre em Música, dedica-se à pesquisa de práticas criativas em Educação Musical e como elas podem auxiliar nos processos de aquisição da linguagem da música. Ainda, pesquisa a respeito de processos de aprendizagem musical em propostas coletivas de ensino de música. É integrante do G-PEM (Grupo de Pesquisa em Educação Musical), atua como clarinetista em uma Banda de Música Militar, é membro do Seminário Permanente de Regência MUSICAD, além de coordenador pedagógico, professor e regente em projetos sociais de ensino de música.

Nenhum comentário ainda on Microcosmos de jogos e vivências musicais: um guia breve de possibilidades de encontros e práticas musicais em grupo

Deixe um comentário