Roda de versos

Junte-se à uma nova comunidade de pessoas apaixonadas pela criatividade musical.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como o próprio nome já diz, é uma atividade coletiva, em roda e que pode ser realizada com grupos numerosos de alunos e em grupos de diferentes idades. 

Selecionei a música “Eu Morava na Areia, Sereia” do folclore brasileiro, que foi registrada no CD – Abra a roda tin do lê lê, com pesquisa e direção de Lydia Hortélio. Segue o link da canção:

Essa canção apresenta os versos em forma de quadrinhas, que é um verso popular típico do Brasil e, ao final de cada linha, a palavra “sereia” é introduzida.  Vou citar aqui um exemplo acrescentando a palavra “Sereia” como na canção que acabamos de ouvir: 

Batatinha quando nasce (Sereia)

Espalha a rama pelo chão (Sereia)

Menininha quando dorme (Sereia)

Põe a mão no coração (Ô, Sereia)

Conhecemos várias quadrinhas, que podem ser utilizadas para essa canção, que é organizada em formato de refrão e verso, sendo que a duração da música pode ser determinada pelo número de participantes, pois cada participante vai criar um verso para participar da roda.

Vamos para a atividade:

1 – Escutar a música – sempre o primeiro passo para o professor e para a classe. 

Com a classe já pode ser em formato de roda, girando para um lado e para o outro, são movimentos simples, para que os alunos participem do processo de apreciação musical. 

2 – Identificar o refrão e os versos. 

3 – Para cada verso criar um movimento corporal diferente (para a direita, para o centro, para a esquerda, etc.) 

4 –  O refrão deve ter sempre o mesmo movimento. Isso ajuda a compreender a organização da atividade e a proposta que será desenvolvida. 

Após ouvirem e “dançarem” a música,  chega o momento da criação de novos versos, o que na verdade é a ideia dessa canção folclórica, porém hoje as crianças em muitas regiões não brincam mais dessa maneira. 

Para exemplificar o que é um verso, podemos pesquisar várias quadrinhas na internet, que além de fornecerem um rico e vasto material, também vai nos apresentar quadrinhas engraçadas, apaixonadas, tristes, etc.  

A partir da leitura de vários exemplos, as crianças podem criar suas próprias quadrinhas e introduzi-las na canção. Para facilitar a tarefa o professor pode registrar as quadrinhas e distribuir para os alunos fazerem a leitura ou os alunos podem memorizar seu texto e apresentar no momento da dança.

A melodia dessa canção é bastante simples e, se o professor não tiver possibilidade de tocar um instrumento musical no momento da dança, os alunos cantam a capela, a melodia é simples e muito acessível para as crianças. 

Espero que tenham gostado e desfrutem da atividade!

Renata de Oliveira Pavaneli é Bacharel em Piano e Mestre em Educação. Atua como professora de Educação Musical na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais; regente de Coro Infantil e nos cursos de Formação de Professores do programa Descubra a Orquestra da OSESP. Participa do Grupo de Estudos da ABRAORFF e dedica-se à pesquisa de atividades de educação musical entrelaçadas com a literatura infantil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nenhum comentário ainda on Roda de versos

Deixe um comentário